quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nesta quinta-feira, envie uma mensagem para a Anatel reivindicando melhorias na velocidade de internet

Reivindicando melhorias na qualidade da velocidade de internet oferecida ao consumidor, a campanha organizada pelo Idec, "Anatel: garanta a qualidade da internet", instituiu toda quinta-feira como um dia de concentração do envio de mensagens ao Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações.

Os padrões de qualidade para o fornecimento da banda larga no País serão discutidos pela Anatel nas próximas reuniões de seu Conselho Diretor e uma regulamentação deve ser definida até o dia 31 de outubro. No documento devem ser estipuladas punições às empresas que fornecerem baixa velocidade, problemas de instabilidade e pouca transparência na prestação do serviço.

O consumidor pode contribuir enviando mensagens toda semana por meio da página da campanha. Vale lembrar que raramente o Conselho Diretor da Agência é alvo de uma campanha pública. Outro fato que deve ser corrigido é que a maioria das operadoras de telecom só garantem 10% da velocidade estipulada em contrato. "Para que o direito do consumidor prevaleça sobre os abusos das empresas prestadoras do serviço de banda larga, são necessários padrões firmes de qualidade da conexão," destaca a advogada do Idec, Veridiana Alimonti.

Reivindicações
São frequentes as variações entre as velocidades reais de conexão à internet e a velocidade estipulada em contrato, no momento de aquisição do serviço com o provedor. No entanto, essa informação nem sempre fica clara. "A má qualidade da banda larga é um sofrimento para o consumidor brasileiro. Apesar das inúmeras reclamações, não há uma norma que regule a qualidade do acesso à internet no Brasil" explica Veridiana.

O Instituto também reivindica a definição da variação máxima permitida na velocidade, de modo a garantir qualidade do serviço ao consumidor, além de metas de rede ligadas à disponibilidade e resposta do servidor, e de capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga. As regras de qualidade de atendimento nos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) também devem ser levadas em conta na nova regulamentação, com prazos máximos para reparo e instalação do serviço.

Fonte: Site IDEC

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