quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Homem compra celular pela internet mas recebe pedra no interior de SP

Caso aconteceu em São João da Boa Vista.
Comprador quer saber se erro foi da empresa ou dos Correios.

Um vendedor comprou um celular pela internet em São João da Boa Vista, a 216 km de São Paulo, mas recebeu uma pedra de cimento no lugar do aparelho. Ele pagou R$ 250 pelo equipamento. Foram 40 dias de espera pela encomenda, que não chegou.

André Luís Bruscargin comprou o aparelho, que teria MP3, câmera fotográfica e televisão, no site Mptudo. A encomenda veio da China. A embalagem estava lacrada, mas sem o produto e com a pedra no lugar. “Uma sensação de estar sendo enganado, de estar perdendo alguma coisa”, disse ele.

Agora, Bruscargin quer saber se o erro foi do fabricante, que não enviou o produto, ou se o celular desapareceu nos Correios, que é responsável pela entrega. “Ambos pediram cinco dias para verificar o que ocorreu”, disse.

A reportagem tentou contato com a empresa Mptudo, mas não obteve retorno. Já os Correios informaram que estão apurando o caso.

A compra e a venda na internet se tornaram comuns devido a facilidade e a agilidade do processo. Alguns sites ainda oferecem descontos atrativos. Apesar disso, o Procon já registrou cerca de 2 mil reclamações de compras desse tipo em todo o país. “Sessenta por cento (60%) é referente a não entrega do produto ou descumprimento do prazo ofertado para a entrega”, explicou o coordenador do Procon de São João da Boa Vista, Antônio Carlos Godoy.

Nestes casos, o consumidor pode reclamar pelo site do órgão de defesa do consumidor. O caso é analisado por técnicos da fundação e depois as empresas são notificadas.

Para evitar transtornos, o Procon recomenda que os produtos sejam comprados através de referências de outras pessoas que já adquiriram. Além disso, é importante priorizar ou optar pelo pagamento através de cartão de crédito, pois, em caso de descumprimento ou não entrega, o consumidor pode solicitar o estorno.

Fonte: G1

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Fiquem atentos quando comprarem na internet, a primeira dica é fazer um boletim de ocorrência e se comprovada a fraude a empresa pode ser indiciada por estelionato. Muitas dessas empresas dão promoções mas na maioria das vezes mandam produtos diferentes dos adquiridos ou até com defeito. Recomendo consultarem amigos ou sites como: denuncio.com.br ou reclameaqui.com.br, que são sites sérios. Caso já tenham tido algum problema recomendo então entrar em contato com a Proteste, que é uma organização de defesa do consumidor, assinando sua revista que é muito barata por sinal, você terá o auxilio juridico e ajuda muito nessas horas.

Ah só para constar, aposto que foi "erro" da empresa.

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